segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Usando o iPhone 4 como scanner 3D

Rosto em 3D digitalizado pela câmera do iPhone 4. (Foto: Divulgação)
Rosto em 3D digitalizado pela câmera do iPhone 4. (Foto: Divulgação)

Já imaginou poder carregar um scanner tridimensional no seu bolso? Provavelmente um aparelho destes custaria um absurdo, mas que tal se você utilizar o smartphone que você já carrega para todos os lados e utiliza com os objetivos mais variados possíveis? Foi pensando nisso que o desenvolvedor Grant Schindler criou um aplicativo que é capaz de digitalizar um objeto em 3D usando apenas a câmera frontal de um iPhone 4.



O app consegue identificar a profundidade de um objeto por utilizar diferentes ângulos e formas de luz, que são produzidas pela tela do iPhone e capturadas pela câmera frontal do aparelho, e por este motivo que o aplicativo funciona somente com o iPhone 4, iPod Touch de quarta geração eiPad 2, já que só eles tem câmeras frontais.



Como funciona


As diferenças na intensidade e no ângulo da luz projetada no seu rosto, por exemplo, é interpretada pela câmera que o app controla e consegue entender a profundidade com exatidão. A última atualização do aplicativo também permite que você exporte o modelo tridimensional capturado para uma impressora 3D ou para programas como o CAD, além de permitir também que você crie gifs animados com seu rosto em 3D.
Além do iPhone, iPod Touch e iPad 2, Schindler também trabalha em uma versão para os aparelhos com Android, já que os mais recentes já trazem a câmera frontal. O aplicativo está disponível na App Store e custa 0,59 libras esterlinas, o que dá por volta de R$1,52. Confira um vídeo onde o próprio programador explica como funciona o aplicativo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário